- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Destaque do mês
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
COPIED TO CLIPBOARD
Atualmente, existem insetos grande, mas qual é o maior que já viveu? Para encontrar a resposta, é necessário viajar até 1939, ao estado norte-americano do Kansas, onde o paleontólogo Frank M. Carpenter encontrou o fóssil de algo muito parecido com uma libélula, mas, muito maior. A criatura media impressionantes 72 centímetros e pesava cerca de 450 g.
Meganeuropsis permiana
Essa espécie de libélula gigante foi chamada de Meganeuropsis permiana e voou sobre a Terra na era Paleozoica, do Carbonífero Superior ao Permiano Superior, cerca de 317 a 247 milhões de anos atrás. Acredita-se que nem todas eram do mesmo tamanho, então os paleontólogos não descartam a possibilidade da existência de exemplares de maior envergadura.
Mas, descobrir outros exemplares fossilizados de Meganeuropsis permiana é uma tarefa difícil. Isso porque é muito raro encontrar fósseis de insetos. Como essas criaturas não têm ossos, elas não fossilizam da mesma forma que animais como mamíferos, peixes, pássaros e répteis.
Os cientistas dizem que a Meganeuropsis permiana media o dobro do maior inseto da atualidade, o inseto-palito Dryococelus australis. Além disso, explicam que seu grande tamanho estava relacionado ao clima quente e seco de sua época, assim como pelas grandes quantidades de oxigênio na atmosfera. Quando essas condições mudaram, muitas espécies desapareceram e outras se tornaram menores.
FONTES:
EL CONFIDENCIAL E IFLSCIENCE
IMAGENS:
ISTOCK